Divertículo de Uretra

Divertículo uretral é o termo usado para descrever uma dilatação anormal da uretra. Podem ocorrer em homens ou mulheres e serem congênitos ou adquiridos (resultantes de traumatismo ou cirurgia péri-uretral, uso prolongado de sonda, infecções uretrais ou péri-uretrais e outras causas menos freqüentes).

Estas pacientes com frequência queixam-se de um desconforto ou nódulo palpável na vagina, gotejamento de urina após terminar a micção que molha sua calcinha e episódios de infecção urinária de repetição. Dores às relações sexuais e incontinência urinária podem estar presentes.

O diagnóstico na maioria das vezes é difícil e fundamenta-se na história clínica e no exame físico da paciente, sendo que este, muitas vezes é inocente e inconclusivo. Da mesma maneira os exames endoscópicos (uretrocistoscopia) e radiológicos (cistografia, tomografia, ultra-som vaginal, ressonância nuclear magnética, etc) são fundamentais para confirmar o diagnóstico e definir precisamente o tamanho e localização do divertículo, porém em número significativos de casos não conseguem ser eficazes.

O tratamento dos divertículos uretrais baseia-se na sua remoção cirúrgica por via vaginal.