Distúrbios Miccionais Associados à Diabetes

Estima-se que o Diabetes Mellitus acometa 2 a 3% da população global. No Brasil calcula-se que 7,5% das pessoas entre 30 e 69 anos sejam diabéticos. Mesmo quando tratado o diabetes pode causar acometimento dos nervos que vão para a bexiga ou alteração direta da musculatura deste órgão. Este comprometimento é denominado cistopatia diabética. A cistopatia diabética se caracteriza por uma diminuição da sensibilidade (a pessoa não sente quando a bexiga está cheia),que leva ao aumento do tamanho da bexiga e dificuldade para sua contração, que assim não se esvazia completamente (sobra urina dentro da bexiga após ter urinado).

Esta urina que sobra é chamada de resíduo pós miccional. O acometimento da bexiga pelo diabetes se desenvolve de forma lenta e pode ocorrer em qualquer fase da doença. Desta forma 25 - 30% dos diabéticos têm queixas para urinar.

Para uma correta avaliação de pacientes diabéticos com problemas urinários é fundamental o exame urodinâmico. Este exame pode mostrar diferentes padrões de acometimento da bexiga. Em alguns pacientes encontra-se apenas uma diminuição da sensibilidade da bexiga, ou seja, a pessoa não sente quando está com a bexiga cheia. Este é um achado muito comum nas fases iniciais da doença e o tratamento pode ser tão simples como orientar a pessoa a urinar em períodos de tempos pré-determinados, por exemplo, a cada 2-3 horas mesmo sem sentir vontade ("micção de horário'').

Em casos mais avançados pode haver além do problema de sensibilidade uma diminuição da capacidade de contração da bexiga com presença de resíduo pós miccional. Nestes casos pode ser necessário o uso de medicamentos ou até de sondagem após as micções para eliminar esta urina e, conseqüentemente os sintomas. É importante lembrar que por ser uma doença comum, o diabetes frequentemente ocorre em pacientes com outras doenças concomitantes (como homens com doenças da próstata ou mulheres com incontinência urinária). Por esta razão é fundamental que a avaliação destes pacientes seja bastante abrangente e criteriosa para permitir um diagnóstico bem feito e tratamento apropriado.